sábado, 21 de novembro de 2009

SOPINHA PARA SEU BEBÊ

Meus filhos hoje comem de tudo, até já cozinham.
É, o tempo passa e bem depressa, mas eu ainda me lembro quando eles começaram a comer as sopinhas. Nada foi fácil como eu imaginava.
Achei que seria assim: faço uma sopinha bem gostosa (eu sempre cozinhei bem!) e pronto, eles aceitariam tudinho , afinal comer é tão natural, né?
Errado! Eles não aceitaram assim tão na boa os alimentos que hoje comem com tanto prazer.
Primeiro deixe-os bem alimentados de leite materno, por 10 meses eles mamaram no peito, porém a sopinha foi introduzida aos 6 meses, com orientação do pediatra, Dr. Sérgio Sarrubbo.
A orientação do pediatra foi importante para saber como fazer sopinhas, saborosas, nutritivas e saudáveis para meus filhos. Ele já tinha uma receitinha pronta e aos poucos eu ia me adaptando para fazer diversas sopinhas, congelava sempre algumas porções para usar em dias mais agitados. Também segui o conselho da Dra. Ana, minha cunhada dentista, passava a sopinha pela peneira, no inicio fina e depois com malha mais grossa. Ela sempre me dizia que essa textura conseguida com a peneira é muito importante para a futura dentição e mastigação da criança.
Bom, seguindo os conselhos de gente que entende, eu ia pra cozinha, misturavas os ingredientes, colocava no fogo pra cozinhar, passava pela peneira e servia papinhas naturais, saborosas, nutritivas e muito saudáveis. Sempre acreditei que uma alimentação saudável tem que começar desde de bebê.
Agora os filhos estão crescidos, comem de tudo e fazem escolhas saudáveis.
Na verdade, eu ainda tenho as orientações do pediatra guardadas aqui e como várias amigas estão com bebês resolvi partilhar com vocês as primeiras comidinhas dos meus filhos.
Dessa maneira, espero simplificar uma tarefa que em principio, para algumas, parece muito complicado, porém com um pouco de paciência, dedicação e alguns testes vocês vão se sair tão bem que que ficará fácil optar por papinhas caseiras, sem aditivos químicos, nem conservantes e muito mais saudáveis para o crescimento de seus bebês.
É bom lembrar que sempre que possível é importante escolher alimentos orgânicos, de procedência confiável, que estejam saudáveis, limpos e higienizados corretamente. A saúde de seu bebê agradece, no presente e no futuro.

RECEITA DE SOPA DR. SERGIO A. B. SARRUBBO – adaptações minhas

Ingredientes:
A- 100 g de carne de vaca, ou de frango, ou de fígado cortado em pedacinhos
B- 3 colheres de sopa de arroz, ervilha, lentilha, feijão, grão-de-bico, soja, aveia, semolina, fubá, cevada, trigo em grão.
C- 1 unidade média de: Batata, beterraba, cenoura, mandioquinha, chuchu, abobrinha, cará, abóbora, batata doce, inhame, bardana, salsão.
D- ½ xícara de chá de: Agrião, alface, almeirão, brócolis, espinafre, couve, escarola, repolho, vagem, couve-flor, acelga, cambuquira, folhas de rabanete, folhas de cenoura, folhas de beterraba.
Modo de Preparo:
Numa panela de ferro, de inóx , de ágata, ou de vidro coloque 500 ml de água, a carne e 1 de cada ingrediente das listas B, C e D.
Acrescente ½ tomate, ½ cebola, salsa e um pouquinho de sal.
Coloque no fogo alto até ferver, abaixe o fogo assim que ferver e deixe cozinhar bem, mais ou menos 30 minutos ou até tudo ficar bem mole.
Retire a carne e passe por peneira fina. Resfrie e congele em potinhos higienizados ou sirva.
Após alguns dias de sopinha você pode acrescentar uma colher de chá de manteiga tostada (deixe douras, sem queimar, numa panela e use) ou uma colher de chá de azeite extra-virgem.
Depois de 15 dias de sopinha juntar a sopa ¼ de gema de ovo cozido. A cada três dias aumente em ¼ de gema, até oferecer uma gema inteira diariamente.
No início ofereça pequenas quantidades de papinha e aumente um pouco por dia até oferecer um pratinho por refeição.
Sempre ofereça a sopa com colher e com a criança sentada, no início pode sentar a criança no seu colo.
Depois de 3 dias oferecendo sopinha varie um alimento por vez. Use as listas A, B, C e D.
Quando a criança estiver aceitando bem os alimentos coloque pelo menos 2 alimentos da lista C e dois da lista D.

.SOBREMESA: ofereça frutas cruas esmagadas como: banana, maça, mamão, pêra.

Bom Apetite e muita saúde para seu Bebê!

3 comentários:

  1. Querida, amei o post.
    Vou seguir a sua receita para fazer a comidinha da Bia, tenho certeza que ela vai adorar!!!
    Beijos e obrigada pelas dicas!
    Susana

    ResponderExcluir
  2. cara monica, não imaginei apos tantos anos servir de referencia...muito legal ter colaborado...agradeço referencia...voce melhorou a receita...parabens

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo lindo e educativo blog,sou mae e amei as dicas

    ResponderExcluir